http://luzdanovaera-fraternidadebranca.webnode.com/

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Um ponto no Infinito

Em nossas vidas, precisamos encontrar  a resposta para quatro perguntas:     QUEM SOU EU?        QUAL É
A NATUREZA DO MUNDO?     QUAL É A MINHA RELAÇÃO COM O MUNDO?     COMO POSSO
AMAR E SERVIR Á TODOS?    
Uma trilogia:....Em sâncrito, a palavra hari tem tr~es sentidos: macaco, homen e Deus. Em cada um de nós estão presentes os três: o macaco, o homen e Deus. Quando alguém está possuido pela luxúria, pelo orgulho, pela inveja, em suma, pela natureza baixa, é como um macaco. Quando a pessoa pensa apropriadamente, é um homen. E quando sua mente e sua alma estão estabelecidas no Ser, na Consciência Eterna, é Deus. A forma não muda, mas sem dúvida, a condiçao interna se transforma completamente!
Atualmente, existe uma escravidão. Há escravos em nome da espiritualidade, escravos de um livro, escravos de um culto, escravos de uma instituição, escravos disto, escravos daquilo.
Escravos do sexo, escravos dos sentidos, escravos da mentalidade animal. No mundo há tanta escravidão!!
Nenhuma escravidão pode levar alguém ao domínio de si mesmo!
Nenhuma escravidão pode ser igual à liberdade!
As pessoas pensam que ao satisfazer seus desejos vão encontrar a calma, mas, isso não é possivel , pois antes de satisfazer à um desejo outro já terá surgido....Nosso corpo morre mas os desejos nunca morrem,,,,são mais fortes na velhice mal vivida, pois que, como, geralmente , para a grande maioria a capacidade física diminui, e o homen equivocado não pode satisfazê-los fìsicamente, ele começa a se queimar interiormente...observem.....e, com o desejo não realizado, surgem a inveja e a cólera...Os desejos insatisfeitos criam agitação mental no homen confuso....
Quando for necessário devemos usar a cólera como instrumento mas o problema é que, na prática, nós nos fazemos instrumentos dela. Certamente, há ocasiões em que necessitamos corrigir alguém: nesse caso, devemos mostrar cólera, mas nunca devemos perder nosso controle. pois quando se perde o controle pode-se fazer qualquer coisa.  Toda pessoa que faz algo nos momentos de cólera, arrepende-se depois. Por isso não se deve decidir nada estando encolerizado, porque quando se está encolerizado tem-se uma espécie de sentimentose, quando se está calmo, tem-se outra. Quando as emoções estão exaltadas não podemos discernir apropriadamente.: em tais momentos qualquer conselho nos parece indesejável, não é mesmo/
Suponhamos que voces estejam muito zangados com uma pessoae queiram lhe enviar uma longa carta  dizendo-lhe o que neste momento sentem por ela: uma vez que a tiverem escrito, em lugar de enviá-la guardem-na e esperem. No dia seguinte, voltem à lê-la  e notarão que necessitam corrigi-la. Depois de vários dias, ao ler esta carta corrigida, perceberão que não há nenhuma necessidade de enviá-la e acabarão por jogá-la no cesto do lixo. E este lixo de onde veio? Da mente! Parece-me que nenhum lixo é tão sujo como o que sai da nossa mente, não é mesmo?...é terrivel.
O lixo comum cheira mal, mas nenhum lixo cheira tão mal como o lixo mental. ....é a causa de todos os problemas do mundo.
Atualmente as pessoas estão muito preocupadas com a ecologia, com a contaminação física, mas não se preocupam com a contaminação mental, com a sujeira mental. Existem muitos tipos de organização que advertem as pessoas contra a contaminação física, mas não existe organização nem ramo de ciência que trate de limpar a mente. O homem pode viver com a contaminação física mas não com a contaminação mental. Com tranquilidade pode-se viver até em um cárcere, mas com a mente contaminada não se pode viver nem na própria casa. Por isso a espiritualidade trata de ensinar ao homem o que está nele mesmo, porque ninguém melhor que ele mesmo. pode ver sua própria mente!

Temos que aprender a pensar antes de atuar. Infelizmente, pensa-se depois de atuar, e aí, depois, só nos resta o arrependimento. Aúnica utilidade do arrependimento é nos determinar a decidir não cometer o mesmo erro no futuro.
Senão, de que serve o arrependimento?
 TEMOS QUE RENASCER!!
 As orações, as conferências, a leitura de livros espirituais, são sòmente meios para nos ajudar a renascer....pensem nisso....
E, as emoções?
 As emoções são movimentos. A emoção tem uma grande força enquanto a razão tem o poder de fixar o objetivo...
 Aquele que dirige um carro sem conhecer seu destino, nunca poderá a ele chegar, apesar de contar com um meio muito eficiente.
Por isso, primeiro, temos que determinar nosso destino e depois usar o poder da emoção para chegar a ele.
Podemos dizer que as emoções são cegas sem a razão e a razão é coxa sem as emoções. Então a razão tem que se sentar nos ombros da emoção e depois, sem dúvida, ambas podem servir a seu propósito.
Devemos observar nossa mente. De onde vêm as idéias, os pensamentos?
 De onde vêm as emoções?
Podemos ou não controlá las?
 As vezes dizemos: Ah!...não podemos controlar nossas emoções e nossos pensamentos. Eles vêm como uma tormenta. Devemos crer que nenhuma coisa pode vir tão fortemente que não se possa controlar. Tudo pode ser controlado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário