http://luzdanovaera-fraternidadebranca.webnode.com/

sábado, 29 de maio de 2010

continuação ...(...a verdadeira riqueza .....)

...então, como estava dizendo, nosso contentamento não deve ser postergado: temos que consegui-lo neste momento, aqui e agora. Sem dúvida também devemos planejar nosso futuro seguindo a guia do passado, mas, sempre vivendo no presente, sendo  inteiros onde estamos....e, nos sentindo satisfeitos com o que temos....
A inquietude não pode guiar-nos apropriadamente.
A árvore da paz, não pode ser semeada com a semente da inquietude.
" eu estou contente com a minha condição: vou fazer um esforço para chegar à minha meta e estarei contente com qualquer resultado que obtenha."...eis um ser pleno...esse é o nosso verdadeiro desafio, nesta experiência, na forma.
Há dois tipos de pessoas: as que t~em muitos desejos, muitas necessidades, e, para satisfaze-los, buscam os meios; e outros, que, ao reduzir  suas necessidades não necessitam dos meios requeridos pelos primeiros...já observaram isso/...pois é...Buscar os meios para satisfazer nossas necessidades é dependência, enquanto que, reduzir nossas necessidades , é independência.
Aquele que quer ter muito, depende muito, e aquele que pode satisfazer-se com menos, depende menos...Por isso, aquele que quer ter controle sobre si mesmo deve reduzir suas necessidades.
Menos necessidades, mais liberdade, não é mesmo/
QUANDO ALGUÉM ESTÁ SATISFEITO CONSIGO MESMO É LIVRE!!!
e,...""os problemas", da vida ?.....vamos focar a miséria e a opulência...
De um lado, temos os problemas criados pela pobrezae de outro, temos problemas criados pela opulência.
Nem um nem outro, existem...observem comigo...em uma parte, existe o sofrimento resultante da aus~encia de meios, em outra parte, há o sofrimento criado pelo excesso de meios, percebem/...Não sei qual dos problemas é mais sério...Osofrimento é o sofrimento. Podemos nos culpar mùtuamente , mas, isso não é a resposta ao problema. A solução não está no mundo da mesma forma que a solução de um pesadelo não está nele mesmo. Por exemplo: se, no sonhar, vemos diante de nós um leão com a boca aberta, como podemos enfrentá-lo? Não temos rifle para matá-lo e não podemos  correr...
Então que podemos fazer?
Sòmente uma coisa, despertar!
E logo que o fizemos o leão desaparece.
Sem matá-lo, o matamos: sem correr, corremos...não é maravilhoso?
Assim, há muitos problemas no mundo e sem dúvida temos que resolvê-los, mas sem esquecer que a verdadeira solução a tudo está em nossa atitude mental, porque os problemas físicos não são tão graves como os conflitos mentais.
As vezes, há alegria as vezes dor...ora, a miséria e a alegria são naturais.
Até o sol que é tão forte e brilhante, tem que se pôr.
Na vida, sempre vamos ter subidas e descidas, nascimento e morte, pobreza e riqueza...é assim.
...é natural..é inevitável...
Assim como não nenhuma montanha sem vales ao redor, também a alegria não é possivel sem miséria  ao seu redor.
Tão logo surge uma montanha de alegria, surgem com ela os vales do sofrimento. É a Vida.
Observando esta dinãmica está em nós escolher posturas  de consciência, que nos permitam tudo observar com os olhos da aceitação, que é madura, consciente e plena. Lá no fundo disso existe uma harmonia  que só pode ser vista com os olhos do amor incondicional, e este amor só se revela quando encontramos nosso Ser....nossa essência....lá reside o Amor.....lá é nossa verdadeira morada.
Quando aceitamos, "aquilo que é", atingimos um nível muito profundo, portanto, superior..e, neste nível, tanto nosso estado interior, quanto nossa noção de "eu", não dependem mais dos julgamentos feitos pela mente do que é "bom" ou "ruim".
Quando a gente diz "sim" para as situações da vida e aceita o momento presente como ele é, sentimos uma profunda paz interior...e esta paz permanece sempre a mesma não importando qual seja a situação externa....mas, para que conquistemos esta dimensão de profundidade dentro de nós e não mais sermos dependentes de nossos pensamentos e emoções flutuantes, precisamos ir fundo dentro de nós...todas as respostas estão lá!....a vida é um eterno exercício espiritual, e, só podemos apreciar sua beleza , quando a vivemos com plena consciência , assumindo a responsabilidade por nossas escolhas, a cada  minuto que vivemos.......as escolhas, as decisões, os pensamentos, as palavras,  nada mais são do que sememtes...que um dia brotam e crescem desabrochando em lindas flores e depois em saborosos frutos....a nossa própria vida!,,,,,,sejam felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário