http://luzdanovaera-fraternidadebranca.webnode.com/

quarta-feira, 2 de junho de 2010

"Respeito à Existência"

As pessoas sempre perguntam por que existem coisas no mundo? Nossa inteligência é muito limitada.
Por existir uma lâmpadam eu posso ler um livro...mas não posso dizer que a lâmpada existe para que eu leia o livro.  Para que perguntar? Todas as coisas existem para si mesmas, não para voce ou para mim. As pessoas perguntam para que existem as galinhas, e respondem; para o komem. Então, por analogia, os mosquitos poderiam perguntar-se sobre a razão da existência do homem e responder; o homem existe sómente para que nos alimentemos dele.
Por isso, aquele que está acostumado a pensar em têrmos de utilidade perde a dignidade de sua existênciae afeta a de outros seres!
Ninguém existe para ninguém, todos existimos porque temos que existir  e todas as coisas no mundo são igualmente importantes.  Aexistência de todas as coisas é importante em si mesma.
Por que cresce a erva no jardim? Por sua existência. Que direito temos de fazer esta pergunta? Ela existe, logo, cresce. Como nós temos o direito de crescer todo mundo tem esse mesmo direito; não é importante que em nossa opinião isso tenha ou não utilidade.
Com essa idéia podemos adorar todo o universo.
Todas as coisas são maravilhosas porque existem.
Elas podem parecer-nos belas ou feias, mas a exist~encia é mais bela que qualquer tipo de beleza, porque é a base da beleza.
Todo o universo é maravilhoso; as coisas belas ou feias, pequenas ou grandes.
Dizem que um esquilo estava subindo uma montanha, e esta, muito orgulhosa, disse-lhe; "Tua existência é tão insignificante e a minha tão grandiosa! Não és nada comparado à mim!"
O esquilo respondeu; " Bem, mas tu não és tão pequena como eu."
Quem disse que a grandeza é uma qualidade e a pequenez, não? A pequenez é também uma grandeza.
Uma coisa pequena é eficiente onde as coisas grandes não o são. Em hindu, diz-se, que sòmente uma agulha pode costurar, não uma espada. Tudo tem sua importância e ninguém deve ter tanto egoísmo nem orgulho...
Devemos entender que existe uma interrelação entre todas as coisas no universo!
                                                                                                                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário