http://luzdanovaera-fraternidadebranca.webnode.com/

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Orgulho e humildade

Reconhecer a interrelação entre todas as coisas no universo, é ter humildade.
A humildade é uma arma invencível para conquistar o mundo. as armas atõmicas podem ser vencidas mas a humildade, não. Um mestre antigo, da India, falou à seu discípulo, quando foi embora; "Meu filho, quando o açúcar está misturado com a areia, o elefante não pode desfrutar dele, mas a formiga, sim...Se nosso orgulho é como  o elefante, não podemos desfrutar da glória verdadeira, mas quando somos pequenos e humildes, sim.    A humildade é o primeiro passo no campo espiritual.
E como podemos desenvolvê-la? Pensando que todos os seres são formas de Deus, e portanto, melhores que nós....osto é profundo e difícil de entender, para amaioria.
Ascender é muito difícil, mas permanecer na terra não é. Por isso necessitamos elevar nossos pensamentos e eliminar completamente nosso orgulho. A grandeza do homem não está em dizer; "sou grande"
A verdadeira grandeza está em dizer; "não sou nada", e não sòmente em dizê-lo, mas em sentí-lo.
Aquele que não é nada, é tudo. Se nós queremos ser amados por todos, temos que ser nada.
Porque a pessoa que está frente à nós, é um espelho que reflete nosso ego
Se eu me sinto grande, a pessoa que está em frente é tão grande quanto eu....Se tenho vaidade, todos a têm... Se eu digo; "eu sou", todos o dizem...Quando alguém entra em um salão muito amplo e grita; "sou muito grande",imediatamente o eco repete a mesma coisa, mas se se grita;  "não sou nada", ele responderá; "não sou nada"...percebem?
Entretanto a autoconfiança é uma coisae o orgulho outra. Qual é a diferença? O orgulho não nos permite aceitar as virtudes de outras pessoas. Quando tem orgulho, a pessoa pensa que no mundo não existe ninguém melhor do que ela e diz; "eu sou tudo". E quando digo; "eu sou tudo", todos ficam contra mim.
No mundo aqueles que têm verdadeira humildade, são autênticamente livres!
"Dignidade"
Temos todos nossa dignidadee todos queremos sentir-nos dignos. A dignidade é a essência da existência da pessoa. Todos estamos vivendo no mundo para provar a nossa dignidade, e quando se ofende a dignidade de alguém, surge imediatamente um rebelde. Por exemplo, quando voce chama seu cachorro com carinho, ele se aproxima movendo a cauda; mas se lhe falam duramente ele começa à latir. Nem sequer um cão está disposto a ser ofendido.  Por isso quando nós amamos, todos são nossos. Para ter a todos, temos que amar a todos, e para amá-los temos que criar confiança neles.  Na realidade, nós estamos aqui  para aumentar a dignidade dos outros, não para dininuí-la.Em nossa presença a dignidade de todos deve aumentar; não diminuir.  As pessoas gostam de estar conosco quando sentem que avançam em nossa companhia e querem afastar-se quando sentem que sua personalidade  perde importãncia em nossa presença.....cuidar para não confundir orgulho com dignidade....se tenho dignidade, estou inteiro...se tenho orgulho, sou fragmentado, preciso de afirmação..

Nenhum comentário:

Postar um comentário